Início » Poesia » A Serpente e os camponeses!

A Serpente e os camponeses!

HOJE É DIA DE POESIA

Perto de uma pequena aldeia da Índia, vivia uma serpente enorme que aterrorizava os habitantes, picando mortalmente quem passava por aquelas terras. Cansados, os camponeses formaram uma delegação, foram consultar um sábio e se queixaram da maldade da serpente. 

O sábio, por sua vez, foi até onde a serpente estava. Conversou com ela demoradamente, censurando-a por aquele mau comportamento. O que os camponeses tinham feito com ela? Por que tantas mortes e tanta violência gratuita? Ele soube encontrar tão bem as palavras que a serpente ficou transtornada. Ela jurou se corrigir e manteve a palavra.

A partir daquele da, a serpente não foi mais a mesma. Ela, o réptil terrível, tornou-se uma especie de minhoca comprida e flácida. Perdeu toda a sua força e não tinha nem coragem para engolir a coitada de uma lesma.

Os camponeses, que tinham a memória bem curta, vieram zombar de sua fraqueza. Dava mesmo muita pena ela ter presas venenosas e não usá-las nunca! Cada vez que as crianças passavam por perto, jogavam pedras ou lhe davam pontapés.

Depois de vários meses nessa vida, a serpente cansou de todos aqueles maus-tratos. Arrastou-se com muita dificuldade até a casa do sábio, e foi a vez dela lhe contar seus problemas.

– Fiz tudo aquilo que você me pediu, mas tenho impressão de não ser mais eu mesma. Os camponeses não tem mais medo de mim e acabou-se todo o respeito que tinham antes. Eles me desprezam, me chutam e meu coração está sangrando. O que é que você me diz?

– O que eu posso lhe dizer é bastante simples – respondeu o sábio. – Eu proibi você de picar mortalmente os camponeses. Mas proibi você de sibilar?

Conto da Índia

DISCUTINDO::

A sabedoria hindu nos ensina o que Buda chamou de “o caminho do meio”: se a violência não é uma solução, menos ainda a falta de coragem e a fraqueza. Seguindo esse preceito, o sábio hindu Ganghi (1869-1948) criou m modo digno e prático de lutar sem violência:  a não-violência.

Espero que tenha gostado!

Beijos Beijos

Anúncios

2 pensamentos sobre “A Serpente e os camponeses!

Comenta ai amada! Volte sempre que puder!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s