Início » Poesia » A pérola precisosa

A pérola precisosa

MDH 6

Conta-se na Índia que, numa tarde, um sábio caminhava ao longo das praias do oceano e chegou a uma pequena aldeia de pescadores. Ele a atravessou cantando e já se afastava para continuar sua estrada, quando um homem se pôs a correr atrás dele.

– Por favor, por favor! Espere aí! Me dê a pérola preciosa!

O sábio largou a sua trouxa.

– De que pérola você está falando?

– A que o senhor tem na sua mochila. Esta noite sonhei que hoje eu ia encontrar um grande sábio e que ele me daria a pérola preciosa que me deixaria rico até o fim dos meus dias. O sábio, então, abriu a trouxa e realmente tirou de lá uma linda pérola. Era enorme e brilhava intensamente.

– Ainda há pouco, vi na praia esta bola grande. Achei-a muito bonita e a pus em minha mochila. Deve ser a pérola rara da qual você está falando. Tome, é toda sua.

O pescador ficou louco de alegria. Pegou sua pérola e saiu dançando, enquanto o sábio se estirava na areia, pretendendo passa a noite ali. No entanto, em sua tenda, o pescador não conseguia dormir. Mexia e se remexia na cama. Ele tinha medo de que alguém roubasse aquele seu bem valioso. Passou a noite inteira e não conseguiu pregar o olho. Na manhã seguinte, cedinho, ele pegou a pérola e foi procurar o sábio.

– Devolvo esta pérola, pois ela me trouxe mais aflição do que riquezas. Aliás, prefiro até que o senhor me ensine a sabedoria de tê-la me dado com tanto desapego. Esta, sim, é a verdadeira riqueza.

Conto hindu.

Discutindo: Em determinadas filosofias, a sabedoria consiste em não se apegar aos bens materiais, que sempre são a fonte de preocupações e de tormentos. A verdadeira riqueza é interior e espiritual. E para você? Qual é a verdadeira riqueza? Você estaria disposto a sair pelo mundo de sandália, com uma simples mochila nas costas, como o sábio deste conto?

Beijos Beijos

Anúncios

9 pensamentos sobre “A pérola precisosa

Comenta ai amada! Volte sempre que puder!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s