Início » Poesia » Poesia:: O czar e a camisa

Poesia:: O czar e a camisa

MDH 6

Na antiga Rússia, houve um dia em que o czar contraiu uma doença terrível! Pobre homem! Ele não tinha gosto por nada. A vida para ele era vazia e sem motivo. Todos os médicos do reino passavam por seus aposentos, mas nenhum conseguia curar a sua tristeza… Até o dia em que um grande sábio encontrou finalmente um remédio.

– O czar pode se restabelecer – afirmou ele. – Para isso, basta ele encontrar um homem perfeitamente feliz, tirar a camisa dele e vesti-la. Assim nosso soberano ficará bom!

Sem mais demora, os emissários deixaram o reino em busca de um homem perfeitamente feliz. Mas – coitados! – encontrar um homem contente de tudo parecia impossível. Quem era rico, estava doente. Quem gozava de boa saúde, reclamava de sua pobreza ou de sua mulher e de seus filhos. Todos, sem exceção, lamentavam-se de alguma coisa na vida.

Então, um dia, passando na frente de uma casa de pinho paupérrima, o filho do czar ouviu uma voz vindo de dentro que dizia:

– Ah, que felicidade! Trabalhei direito! Comi bem! Agora já posso ir dormir. Que mais exigir da vida?

O filho do czar exultou de alegria. Finalmente ele havia encontrado a pérola rara. Chamou seus servos e pediu que entrassem logo na casa daquele homem, comprassem a peso de ouro uma camisa dele, e a levassem ao czar, seu pai.

Os servos se apressaram em entrar na casa para se apossarem da camisa do homem feliz, mas o coitado era tão pobre que não tinha nenhum camisa no corpo!

Conto da Europa Central

Discutindo:: Este conto é uma reafirmação de que para ser feliz é preciso se contentar com o mínimo e nada desejar. Provérbio conhecido: “Dinheiro não traz felicidade”! Por mais estranho que pareça, essa sempre foi a fala dos poderosos e das pessoas no poder. E se eles disserem isso para preservar seus bens e sua posição social? Por outro lado, a felicidade é a mesma coisa para cada um de nós?

Beijos Beijos

Anúncios

6 pensamentos sobre “Poesia:: O czar e a camisa

Comenta ai amada! Volte sempre que puder!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s